terça-feira, 13 de setembro de 2016

Brincadeira de roda - Carrinho de Picolé

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA MARLUSE FERREIRA DA SILVA
JARDIM II A  - PROFº JOSÉ MARQUES

PLANO DE AULA

Período:  22, 24 e 26 de agosto de 2016 – 3º bimestre.

ÁREA DO CONHECIMENTO: MÚSICA, MOVIMENTO E MATEMÁTICA

ATIVIDADES PERMANENTES
  • Ø  Receber os alunos;
  • Ø  Dar boas vindas;
  • Ø  Oração;
  • Ø  Cantar com os alunos a música do bom dia;
  • Ø  Chamada;
  • Ø  Combinados;
  • Ø  Hora da história.

OBJETIVOS:
Ø Participar em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e a improvisação musical;
Ø Identificar e explorar músicas do convívio das crianças;
Ø Estimular movimentos do corpo de forma ordenada;
Ø Reconhecer a sequencia numérica de 1 a 30.
DESENVOLVIMENTO
  • Ø  Conversar com as crianças sobre as brincadeiras que mais gostam de brincar juntos;
  • Ø  Desenvolver as aulas a partir da brincadeira “Carrinho de picolé”;
  • Ø  Pedir para as crianças que sabe a brincadeira ensinarem as que ainda não conhecem;
  • Ø  Quando todos já tiverem aprendido a música partir para os movimentos ordenados pela letra da música e a sequencia numérica;
  • Ø  Fazer o registro das atividades com fotos e vídeos.

RECURSOS
Música/bricadeira Carrinho de Picolé, aparelho de som, notebook, celular.

AVALIAÇÃO
Deve ser um processo contínuo, no qual o desenvolvimento das crianças é focalizado nos seus múltiplos aspectos. Todos os dias registrar os resultados da aplicação do plano, bem como as adversidades e flexibilizações ocorridas.



REGISTROS DAS ATIVIDADES
A idéia de trabalhar com a brincadeira/música carrinho de picolé surgiu quando observei as crianças brincando no pátio. Um pequeno grupo de quatro crianças cantava e realizava movimentos ordenados e utilizavam a sequencia numérica de 1 a 10. Achei interessante e convidei a turma para repetir a brincadeira para que eu pudesse gravar um vídeo. Após assistir ao vídeo resolvi contar com o apoio dessas crianças para desenvolver a atividade.
A experiência foi positiva. O grupo ensinou a brincadeira para a turma e eu aproveitei para explorar cada parte da brincadeira e deixar a aula mais atrativa e produtiva.

CARRINHO DE PICOLÉ

VAI PASSANDO O CARRINHO DE PICOLÉ
QUE COR QUE VOCÊ QUER?
TEM DE UVA E DE MORANDO
SÓ NÃO TEM É DE MULHER.
O PADEIRO JÁ PASSOU
QUANTOS PÃES ELE DEIXOU?
1, 2, 3, 4, ........

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo.

https://drive.google.com/file/d/0B6zEw3I7SrGkdDByU3hvZzBFWjA/view?usp=sharing


Nenhum comentário:

Postar um comentário